16 fevereiro 2022

O que é Lalande?

 Voltei. E para dizer o porquê de "Lalande" ser o novo nome do blog. 

Li essa palavra no livro "Perto do Coração Selvagem" da Clarice. E ficou marcada para sempre na minha alma. Clarice sempre teve o dom de dizer aquilo que eu sentia -ou melhor, ela me dizia o que eu não sentia- e não foi diferente com "Lalande". 

Ela está em todos os lugares. Sinto exatamente o que sentia Joana no livro. A passagem é essa:

 - Diga de novo o que é Lalande - Implorou a Joana. 

- É como lágrimas de anjo. Sabe o que é lágrimas de anjo? Uma espécie de narcisinho, qualquer brisa inclina ele de um lado para o outro. Lalande é também mar de madrugada, quando nenhum olhar ainda viu a praia, quando o sol não nasceu. Toda a vez que eu disser: Lalande, você deve sentir a viração fresca e salgada do mar, deve andar ao longo da praia ainda escurecida, devagar, nu. Em breve você sentirá Lalande... Pode crer em mim, eu sou uma das pessoas que mais conhecem o mar.  

"Lalande" não é algo concreto para ser visto, e sim para ser sentido... espero que você sinta também.

Coisas na minha vida que são Lalande:

  • Café fresco (que minha mãe faz) com leite gelado (resultando em um leite morno) pela manhã assim que abro os olhos (é literalmente a primeira coisa que eu faço).
  • Fazer bolo, ou pão, ou biscoito, ou qualquer coisa para eu e minha família tomarmos café da tarde enquanto tagaleramos (é minha refeição preferida).
  • Ler um camalhaço.
  • Olhar para o ceu por longos períodos.
  • Ver a chuva cair pesada e furiosa.
Essas são algumas coisas Lalande na minha vida. Com certeza, existem mais, mas essas são as principais. 

Au Revoir! 

Com carinho, Clara.

Um comentário:

  1. eu amei essa palavra, e gostei mais ainda que cada pessoa pode ter um conceito diferente do que poderia ser "lalalande"

    ResponderExcluir