21 março 2022

Viver a vida como se cozinha feijão

Acabei de perceber isso. Cozinhar feijão sempre me deixa apreensiva e ansiosa, por mais que o faço quase toda semana. Cresci ouvindo que panela de pressão é perigosa e que pode explodir se não tomar cuidado. 

Minha mãe demorou a me deixar cozinhar feijão, mesmo que eu tenha aprendido a cuidar da cozinha e a cozinhar muito cedo. Cozinhar feijão, não. 

Um dia, porém, eu fiz. Fui contra a vontade da minha mão por necessidade. Não tinha feijão cozido e eu precisava deixar a janta pronta para quando os meus pais chegassem do serviço. Respirei fundo, procurei coragem e peguei a panela, enchi de água, lavei o feijão, coloquei na panela e coloquei no fogo com pressão. Fiquei os 30 minutos vigiando cada barulho que a panela fazia e com um medo absurdo dela explodir no meu rosto. 

Deu certo. Fiz um feijão muito gostoso no final. Quando minha mãe chegou, vi que ficou incomodada (porque poderia ter dado errado), mas feliz (porque tinha feijão para a janta).

E só agora que percebi que viver a vida adulta é como cozinhar feijão. Estou apreensiva e ansiosa de sair da casa dos meus pais e mudar de cidade para estudar na federal, e sinto que a qualquer hora a vida vai explodir no meu rosto. Porém, no fundo, estou muito feliz.

Preciso procurar coragem em mim para viver como procuro para cozinhar feijão. Pode ser que dê errado e não fique 100% cozido, mas vai matar a fome. 

Meus pais vão se incomodar, mas ficarão felizes no final (por me ver construindo minha própria vida).

Viver a vida como se cozinha feijão. Com coragem.

2 comentários:

  1. Gostei dessa comparação! E embora use a panela de pressão com uma certa frequência, porque amo fazer sopa nela, não sei fazer feijão gostoso, acredita? Eu já tentei diversas vezes, mas nunca fica bom. Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a comparação. E vou contar um segredo, eu só fui usar a panela de pressão com 30 anos. Eu morro de medo até hoje, mesmo a minha panela sendo uma dessas mais novas super seguras eu tenho medo. E nunca fiz feijão, porque não gosto de feijão. Agora que moro com o namorado, ele precisa fazer seu feijão, caso queira rs.
    E curiosamente, mês passado, meus pais mudaram de cidade. Estou meio no caminho inverso ao seu!
    Então assim, crescer gera desconforto mesmo, envolve a gente vencendo medos, testando coisas novas...
    Eu espero que você esteja bem na sua nova cidade e que esteja aproveitando muito as novas experiências.



    Um beijo!

    ResponderExcluir