19 abril 2023

Quanto tempo o tempo tem?

     Esse ano tinha prometido a mim mesma registrar o máximo dos meus dias em posts aqui para o blog, com fotos e recordações. Claramente, não consegui. 

    Queria ter um lugar seguro para voltar daqui a 50 anos e relembrar os mais pequenos sentimentos que tive em um dia qualquer. Tenho falhado quanto a isso, mas quero melhorar.

    O tempo passa muito rápido e eu fico me perguntando quanto tempo o tempo tem, porque sinto que mal vejo ele passando. Sempre saindo de casa cedo e chegando tarde, isso é viver?

    Queria perceber mais os dias, poder perceber as coisas pequenas que enchem nosso dias. Hoje, só consigo perceber as coisas que dão de errado ou que podem dar errado. Uma ansiedade que não passa.

    Sei que futuramente tudo que fazemos vale a pena (ou quase tudo), mas o futuramente algum dia chega? 

    Me sinto mais perto de Clarice do que nunca. Enfrento cara a cara a contradição que é viver: ou vive por viver ou apenas existe. Não dá pra fugir muito disso. 

    Clarice tinha isso claro na vida dela. Ela sempre soube que a vida não é tudo isso que colocam na nossa cabeça, a vida é simplesmente estarmos vivos, o resto são detalhes.

    Estar vivo e não se sentir vivo é estranho. Mais estranho é se esforçar para se sentir vivo e só realmente se sentir vivo perto de outras pessoas. Ás vezes, paro. Simplesmente paro e encaro o nada. O vazio.

    Qual a diferença entre felicidade e a tristeza se não apenas um momento? Para sermos felizes não precisamos fazer escolhas? E para fazer escolhas não precisamos abrir mão de algo? Como sabemos se aquilo que abrimos mão não nos faria mais felizes do que aquilo que escolhemos?

    Ninguém é feliz o tempo todo. Ninguém é feliz 10% do tempo que seja. Felicidade não é um conceito estável, apenas uma sensação. Nada te dá felicidade, você simplesmente escolhe ser feliz. Mas como?

    Desculpem a falta de humor. 

Um comentário:

  1. A expectativa pelo futuro e pela felicidade vai te corroer por dentro. O futuro é feito de espuma, tudo pode acontecer, tudo pode mudar, e todo um planejamento que fizemos pode sumir. E o pior: isso acontece várias, várias vezes.
    E, talvez por isso, as recordações para o blog foram ficando para depois. Mas o blog ainda está aqui! :) Isso o futuro não mudou.
    Ninguém aguentaria ser feliz 100% do tempo. Mas estar 10% do dia feliz não significa que os outros 90% foram tristes, e sim... neutros. Com foco em outra coisa. Por exemplo, eu hoje posso calcular que meu dia foi 15% feliz, 10% sofrido (treino novo na musculação), 5% ansioso... e 1% de ódio lol
    Nós existimos porque somos, então existir é essencial e necessário, e não antagônico a ser. Apesar de, às vezes, sentir que só se existe é meio chato...

    ResponderExcluir